Câmeras de Monitoramento
Conheça algum detalhes que você precisa saber sobre as câmeras na hora da escolha do seu interesse:
1.- Câmara com Infravermelho:
A câmera infravermelho não é um modelo específico de câmera, mas sim uma característica presente em um modelo de câmera. A câmera infravermelho possui leds (diodo emissor de luz) de frequência infravermelho que se acendem quando seu sensor identifica ausência mínima de luz necessária para ter uma imagem clara. O led infravemelho é normalmente encontrado em modelos de câmeras de segurança bullet, câmeras de segurança dome e em alguns speed domes.
2.- Câmara Bullet
Entre os diversos modelos de câmeras de segurança, a câmera bullet é a câmera mais utilizada do mercado. Esse modelo de câmera também é o que possui a maior variedade no que tange a sua aparência.A maioria dos modelos de câmeras de segurança bullet tem índice de proteção IP66 e podem ser instaladas externamente, sob a ausência de proteção.Esse modelo conta com leds infravermelho para visualização noturna.
3.- Câmara Dome
Como o próprio nome diz, esses modelos de câmeras de segurança tem a forma de um dome. Na verdade é uma câmera dentro de um dome. Muito populares, são muito utilizadas em locais onde a discrição e o bom acabamento são importantes, pois ela fica bem instalada na parede ou teto e são pequenas.
Percebe-se que, pela própria característica, a câmera dome substituiu a mini câmera, pois tem como vantagem a qualidade de imagem e a presença do infravermelho.
A atenção que deve ser dada a esse tipo de câmera é que a maioria desses modelos de câmeras de segurança não tem um índice de proteção que a permitam instalá-las em locais externos, apesar de algumas poderem. Para não comprar errado você deve perguntar se ela tem IP66 que é um Índice de Proteção que permite serem instaladas na chuva se esse for o local da instalação de sua câmera.
4.- Mini-Câmara:
O próprio nome fala por si. De dimensões reduzidas a mini câmera é recomendada em projetos em que são necessários uma câmera pequena ou que a discrição seja importante. A vantagem dessa câmera de segurança é poder instalá-las em qualquer lugar. Normalmente são indicadas para projetos internos e discretos. A desvantagem é a baixa qualidade de imagem desses modelos de câmeras de segurança e a falta de proteção contra interpéries, não podendo ser instalada em locais não protegidos da chuva. Normalmente esses modelos de câmeras de segurança são instalados dentro de uma cúpula de proteção chamada de Mini Dome ou Micro Dome.
As mini câmeras estão em desuso, pois estão sendo substituídas por câmeras dome.
5.- Câmara IP:
A câmera IP, assim como a câmera infravermelho não é um modelo específico de câmera. A tecnologia IP é encontrada em diversos modelos de câmeras de segurança como a câmera bullet, câmera dome e speed dome. O que a distingue dos demais modelos de câmeras de segurança é que possui um tecnologia diferente.
A câmera ip possui um servidor interno, possibilitando o envio direto das imagens para a internet. A própria câmera gera seu endereço de IP. Esses modelos de câmeras de segurança se dividem em dois tipos opostos: As câmeras ip com fio, que são parecidas com uma câmera bullet ou dome, normalmente chamadas de câmera ip externa. Essas possuem um valor elevado e comportam resoluções altíssimas com qualidade megapixel. E as câmeras ip sem fio, que são parecidas com a imagem ao lado e se movimentam parecendo um robozinho.
6.- Câmara Falsa:
A câmera falsa não se trata de uma câmera de verdade, mas sim de um simulacro de câmera de segurança, que tem como única finalidade a inibição. A câmera falsa não protege, apenas simula ser uma câmera, inibindo ações indesejadas de pessoas que acreditam que se trata de uma câmera de verdade. Alguns modelos de câmeras de segurança falsas possuem um led que fica acesso quando ligado à energia, aumentando a impressão de que se trata de uma câmera de verdade.
7.- Câmara Camuflada:
Entre os diversos modelos de câmeras de segurança estão as câmeras que são camufladas em algum objeto, como relógios, bonecas, despertadores, sensores de alarme, sensor de incêndio, chaveiros, tomadas de energia, isqueiros, óculos, chaves, canetas etc. É comumente utilizada por quem deseja filmar algo sem ser percebido. A desvantagem desses modelos de câmeras de segurança é a falta de qualidade da imagem. Você filma, mas não tem uma imagem com boa resolução.
8.- Câmara Speed Dome:
A câmera speed dome é a maior câmera entre os modelos de câmeras de segurança e também a mais cara. Normalmente encontrada em monitoramento de aeroportos e shoppings é facilmente percebida pelas pessoas, pois é uma câmera em forma de Dome muito grande. Atualmente existem no mercado speed domes menores, chamadas de mini speed domes. A vantagem do speed dome, além da boa qualidade de imagem, são os recursos embarcados nela que permitem a movimentação através de uma mesa controladora e a possibilidade de dar um zoom em tempo real.
9.- Câmara Profissional:
A câmera profissional é um dos modelos de câmeras de segurança com a maior quantidade de recursos e configurações. Não são comumente utilizadas, mas tem uma boa qualidade de imagem e a possibilidade de trocar a lente. A câmera profissional tem um formato específico, também conhecido como câmera box.
10.- Câmara Sem Fio:
Câmeras sem fio são câmeras com tecnologia IP Wireless que dispensam o uso do cabo de rede para serem conectadas à rede de internet. São câmeras que já entregaram uma boa imagem, mas hoje, comparadas às câmeras atuais, são muito ultrapassadas. A câmera sem fio é muito procurada pela crença de poder utilizá-las em qualquer lugar, por ela dispensar o uso de cabos, mas não é bem assim. Vejamos o porquê: Ela possui um cabo de alimentação e por isso precisa ser ligada à energia. Não é sem fio. Sem fio é apenas a sua conexão com a internet. Por ter conexão com a internet através de um sinal wireless está sujeita a interferências do local da instalação.
Circuito Fechado de Televisão (CFTV):
Hoje em dia você encontra câmeras em quase todos os lugares. Existem diversas câmeras para cada tipo de aplicação, a WDtécnica por exemplo disponibiliza desde minicâmeras (mais discretas e não menos poderosas) até câmeras infravermelho com alcance de 60 metros (maior alcance do mercado) que possibilitam a filmagem no escuro. Juntamente com um DVR Stand Alone, que permite gravar essas imagens, as câmeras formam um excelente meio de monitorar em tempo real um determinado ambiente.
Com o stand alone, você ainda pode ver essas imagens em tempo real através da internet, smartphone e tablets, todas as imagens na palma da sua mão.